The Blog Single

ES – Receita Estadual disponibiliza novos serviços na internet

Notícias

A fim de oferecer mais comodidade aos contribuintes e contabilistas no cumprimento das obrigações junto ao Fisco, a Receita Estadual está disponibilizando novos serviços na Agência Virtual. Um desses serviços será o parcelamento de débitos pela internet.

O gerente de Tecnologia da Informação da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Edesio Medeiros Assad, lembra que, atualmente, para parcelar débitos com o Estado, é necessário ir a uma das agências da Receita Estadual duas vezes. “O parcelamento pela internet irá facilitar a rotina dos contribuintes. Como não há agência em todos os municípios, em muitos casos hoje é necessário viajar até uma outra cidade para fazer o procedimento”, comenta o gerente.

O subgerente de Gestão de Sistemas Corporativos da Sefaz, Benedito Marcos Norberto, explica que no site o contribuinte poderá fazer várias simulações para escolher a melhor forma de parcelamento, que poderá ser relativo a autos de infração, notificações de débito e dívida ativa, além de denúncia espontânea.

Também será possível pela nova Agência Virtual a obtenção de permissão para utilização de processamentos eletrônicos (PED).

O chefe da Agência da Receita Estadual de Barra de São Francisco, Bismarck Jaime de Menezes, que participou da elaboração do novo ambiente virtual, lembra que a disponibilização de novos serviços na internet, como o parcelamento, vem a atender a demanda dos contribuintes.

“Em breve, a pessoa vai dar alguns cliques em frente ao computador e conseguirá resolver suas pendências. O processo ficará mais rápido, ágil e chegará para facilitar a vida do contribuinte”, disse.

Até o dia 31 de maio, a realização desses serviços pelo site da Sefaz (www.sefaz.es.gov.br) está disponível apenas para os contabilistas indicados pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC-ES), que estão colaborando com a fase de homologação do projeto. A partir de 1º de junho, o serviço será disponibilizado gradualmente a novos grupos, conforme critérios a ser definidos.

Deixe um comentário