The Blog Single

Pedidos de falência sobem no segundo semestre, aponta Serasa Experian

Notícias

Em julho de 2012 foram registrados 200 pedidos de falência frente aos 158 pedidos ocorridos em junho/12, revela o Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações. O resultado de julho/12 é o segundo maior do ano, perdendo apenas para os 203 pedidos de falência registrados em maio/12. Na comparação com julho do ano passado, a alta foi de 19,8% (167 pedidos realizados em julho/11).

Dos 200 requerimentos de falência verificados em julho de 2012, 110 foram de micro e pequenas empresas, 50 de médias e 40 de grandes empresas. Desde 2009, as falências requeridas têm se distanciado das decretadas e das recuperações judiciais requeridas, caracterizando sua utilização como instrumento de cobrança.

Segundo os economistas da Serasa Experian, parte das empresas continua encontrando dificuldades financeiras devido a um conjunto de fatores: o menor nível da atividade econômica, que dificulta as vendas; os impactos da inadimplência de consumidores, que já começa dar sinais de redução, e de outras empresas no fluxo de caixa; o crédito seletivo, diante do maior risco de inadimplência, o que afeta especialmente as empresas com poucas garantias; e da desvalorização do real, que impacta os negócios com dívidas em moeda estrangeira.

Isso fica mais evidente com a expansão das recuperações judiciais requeridas, sobretudo das médias empresas, que têm maior dificuldade diante do contexto econômico.

As recuperações judiciais requeridas atingiram 68 ocorrências em julho/12, acima, portanto dos 57 requerimentos de junho/12 e dos 59 registros desta natureza verificados em julho/11. Contudo, o resultado ficou abaixo dos 72 requerimentos realizados em julho/09, até agora o maio resultado para um mês de julho desde a vigência da nova Lei de Falências em 2005.

Em julho/12, 34 pedidos de recuperação judicial partiram de micro e pequenas empresas, 29 das médias e apenas cinco foram efetuados por grandes empresas.

Deixe um comentário