The Blog Single

É hora de planejar custos para 2014

Artigos

No mundo dos negócios, planejar o ano seguinte confunde-se com a tradição das comemorações natalinas. O início de uma nova fase (ano fiscal) é como uma nova chance para as empresas que não tiveram bons resultados e um sentimento de superação de limites para aquelas que atingiram suas

metas. Metas devem ser atingíveis, devem ser construídas com base em cenários reais aplicando-se a dose exata de desafio, caso contrário perdem a credibilidade e a função.

Aumentar vendas e promover o crescimento é um processo salutar e natural do planejamento, porém muitas empresas não prestam atenção no aumento dos custos que, muitas vezes, podem comprometer esse crescimento. “Muitos dos custos crescem e ficam camuflados, sem que os próprios gestores percebam, então é preciso ficar vigilante com alguns itens que saem do caixa e têm grande influência sobre a lucratividade”, explica Fernando Macedo, especialista em redução de gastos e responsável pela franquia de consultoria ERA – Expense Reduction Analysts.

Para um bom planejamento para o novo ano que está chegando, o especialista dá algumas dicas importantes:

1. Atenção para os gastos relacionados a utilidades, usualmente regulados por

orgãos governamentais.

2. Atualize-se quanto a divulgações recentes; verifique a correta aplicação dos reajustes e busque programas de otimização ou de sustentabilidade.

3. Revise seus contratos terceirizados: será que a quantidade e necessidade são idênticos ao momento da contratação? Será que o índice de reajuste está corretamente aplicado? Ou ainda mais, será que não vale a pena renegociar?

4. Esteja sempre atualizado com relação ao dinamismo da tecnologia, pois algumas tarefas do dia-a-dia podem ser facilitadas ou até mesmo suprimidas.

5. Revise seus processos internos permanentemente.

6. Mantenhasua equipe comprometida com a cultura de controle de gastos. Lembre-se que vender mais pode aumentar a receita, mas gastar corretamente, com certeza, trará mais lucro!

Deixe um comentário