The Blog Single

Dobre seus lucros, reduzindo os custos

Artigos

Queremos lucros! Porém antes de querer, temos que trabalhar bastante, e saber controlar e reduzir os custos, saber aplicar métodos de redução que sejam inteligentes para que um todo não venha ser prejudicado e sim beneficiado […]

Temos que pensar na redução de custos não como algo negativo como as pessoas acabam delimitando e criando essa imagem para esse procedimento simples que acontece e deve acontecer caso você empreendedor ou empresário, queiram que os resultados de suas empresas melhorem drasticamente.

Você deve estar pensando ou já deve ter pensado quando se imaginou realizando esse procedimento, como seria a reação dos funcionários. Mas é simples eles não vão gostar inicialmente, as pessoas não gostam das mudanças, mas posso garantir que os funcionários iram se adaptar, no começo é um pouco trabalhoso, mas depois de implantada a medida, ninguém mais se lembra de como as coisas eram antes, eles se adaptam rapidamente a qualquer nível de expectativa. Os profissionais podem sim insistir no argumento que não seria uma boa tais medidas de redução, que não tem sentido. Mas posso lhe garantir os funcionários iram se ajustar e o que não faz sentido é desprezar a economia que se pode obter realizando uma medida de redução de custos.

Aplique mudanças onde à empresa sentirá menos. Digo isso por que muitos gestores tem a premência no reduzir os custos e acaba impondo mudanças “dolorosas” a empresa onde atuam. Uma maneira indolor de se reduzir os custos é administrar de forma rigorosa os preços pagos aos fornecedores. Os dirigentes e gestores de compras acabam às vezes não prestando a atenção nesses detalhes e as empresas tratam esses setores de compras como problemas administrativos, mas não se deve pensar assim e sim tratar como um setor que pode trazer lucratividade. Porém os setores de compras pensam muito na clientela e não digo que isso está errado, digo que tem que pensar também nos lucros. Se lhe fosse oferecido uma bonificação de R$ 1 milhão caso você conseguisse aumentar o lucro em 2%, e nem um centavo caso não conseguisse, onde você buscaria? Cobraria a mais dos clientes? Ou negociaria mais com os fornecedores obtendo uma redução através deles? Essa resposta é simples e você já deve saber qual é a melhor opção.

Nenhum custo é tão pequeno que não precise de uma analise criteriosa, demonstre a seus funcionários a sua preocupação com a economia financeira da empresa. Encare toda despesa como “um mal necessário”, sem exceções. Examine todos os custos, pois sabemos que são com as pequenas despesas que podemos fazer economias surpreendentes, pelo simples fato de seres essas pequenas despesas e custos que ninguém se dá o trabalho de examinar.

Seja coerente com esse procedimento. Todo custo deve provar ser realmente necessário. 

Deixe um comentário