The Blog Single

Descubra como a organização da mesa de trabalho pode te ajudar

Artigos

Manter o local de trabalho organizado é fundamental para manter a produtividade e eficiência das atividades rotineiras. No entanto, algumas pessoas acabam perdendo tempo devido a bagunça e objetos que ficam acumulados no espaço. Por mais que digam ” eu me encontro na minha bagunça”, em alguns momentos fica difícil encontrar algo importante de forma rápida, fato que faz com que tempo seja perdido. Diante dessa realidade, é importante manter a organização da mesa de trabalho.

Neste artigo, separamos algumas dicas para que organize seu espaço e observe ótimas melhorias em sua produtividade. Confira!

Dicas para manter a organização da mesa de trabalho

Sua mesa vive cheia de papéis e objetos que não são sempre utilizados? Você tem dificuldade para encontrar arquivos de forma rápida? Então pode ter certeza que a desordem do seu espaço de trabalho está trazendo problemas para seu rendimento. Algumas atitudes simples podem ajudar a dar adeus para bagunça, são elas:

Faça uma limpeza geral

É comum que muitos papéis e objetos que não são diariamente utilizados, fiquem na mesa de trabalho e acabam amontando o espaço. Para resolver o problema, primeiramente, faça uma seleção e deixe na mesa apenas os itens essenciais e utilizados constantemente. Por exemplo, use um organizador e coloque algumas canetas, alguns materiais de escritório, como clips, elásticos e um pequeno bloco de papel para anotações rápidas.

Guarde em compartimentos tudo o que não é utilizado diariamente e jogue fora itens que não precisam mais ser guardados ou papéis desnecessários. Assim, seu espaço irá ficar mais limpo e agradável.

Categorize os objetos

Após realizar a seleção dos itens que ficaram expostos no seu espaço, a próxima dica para manter a organização da mesa de trabalho é realizar a categorização de todos os objetos e arquivos. Ao separá-los e classificá-los, será mais fácil encontrar um documento importante na hora da pressa. Por exemplo, separe uma pasta para cada tipo de arquivo. Separe um compartimento para guarda apenas materiais de escritórios e assim por diante. Com essa estratégia as atividades rotineiras serão feitas com mais eficiência, pois não será perdido tempo para realizá-las.

Crie uma rotina fixa de organização

Para manter o seu espaço de trabalho organizado, tente manter uma rotina de atividades diárias, que envolvem a limpeza e arrumação da sua mesa, assim que você chegar e ao fim do expediente. Ao fim do dia, experimente organizar as atividades que deverão ser feitas no próximo dia, guarde objetos no compartimento adequado e tente deixar o espaço de trabalho livre para o próximo dia.

Caso costume realizar lanches rápidos na mesa, não esqueça de limpar e retirar qualquer resíduo de alimento que tenha caído no local.

Fonte: Portal Diário Oficial

Deixe um comentário