The Blog Single

Dia do Profissional de RH: Saiba como surgiu a profissão

Notícias

Neste 3 de junho é comemorado o dia dos profissionais de Recursos Humanos; Entenda suas responsabilidades ao longo da história.

Nesta quarta-feira, 3, é comemorado o Dia do Profissional de Recursos Humanos. A data foi criada em 1976 com o surgimento da Federação Mundial de Associações de Gestão de Pessoas.

Nessa época, a área de recursos humanos já era vista como essencial dentro das organizações, mas sua atuação foi mudando ao longo do tempo.

Burocracia

A área de Recursos Humanos surgiu como resposta ao expressivo crescimento comercial impulsionado pela revolução industrial e se desenvolveu conforme o progresso do mercado.

O primeiro modelo de RH (chamado também de 1.0) era responsável pela parte burocrática do relacionamento entre empregado e empregador. O sistema de controle era rigoroso e o setor assegurava o cumprimento dos acordos legais definidos por ambas partes.

Estratégia

Já a segunda revolução industrial trouxe o RH 2.0, com um papel mais estratégico para os negócios. Além de preservar a relação contratual, o setor passou a cuidar da gestão de pessoas, tornando a força de trabalho um instrumento essencial para o desenvolvimento organizacional e o posicionamento competitivo.

A criação das leis trabalhistas e a mudança de postura da sociedade diante das relações de trabalho reforçaram essa transformação. Assim, o setor de Recursos Humanos passou a zelar pela qualidade das relações profissionais e garantir que o profissional fosse valorizado na organização.

Digital

O RH 3.0, o modelo atual, conhecido como Digital, passou a se modernizar e empregar a tecnologia para potencializar o funcionamento de todas as suas atividades. Ao integrar as melhores ferramentas digitais da indústria 4.0, o setor mudou seus processos e fez com que todos os departamentos da organização trabalhassem conectados.

Em outras palavras, hoje, o RH Digital faz uso da tecnologia para organizar o sistema de remuneração e a gestão de benefícios mais efetivos, agilizando processos operacionais, intensificar o controle e a segurança de dados, minimizando o turnover (saída de profissionais da organização), intensificar a satisfação e o bem-estar dos colaboradores.

Recursos Humanos

O profissional de Recursos Humanos sempre visa a humanização da organização em que trabalha, procurando motivar, treinar e qualificar os colaboradores, desenvolvendo equipes autossuficientes, incentivando os colaboradores e promovendo sua satisfação no trabalho, contribuindo assim para o desenvolvimento e crescimento das organizações.

Neste 3 de junho, o Portal Contábeis parabeniza todos os profissionais de RH que se dedicam a cumprir esse papel tão necessário e importante.

Fonte: Portal Contábeis

Deixe um comentário