The Blog Single

5 dicas para manter suas finanças em dia durante a pandemia

Notícias

Especialista dá dicas para controle e planejamento financeiro em maio a Pandemia de Coronavírus.

A crise causada pela pandemia de Covid-19 pegou muitas empresas, empresários e trabalhadores de surpresa, tanto emocionalmente quanto financeiramente.

Uma pesquisa realizada pela global Willis Towers Watson mostra que a preocupação com a situação financeira afeta negativamente a saúde e o bem-estar dos colaboradores, bem como seu engajamento no trabalho.

De acordo com Ariane Marta , diretora da Brascont Contabilidade, por meio de algumas estratégias e um estudo de cada caso é possível economizar e até organizar as finanças em meio a pandemia.

“Essa é a hora de fazer uma análise de todos os gastos e pensar o que é possível reduzir, negociar e até investir. Sabemos que em toda crise nascem novas oportunidades, o momento vai levar a uma reflexão das finanças pessoais e essa organização pode ser a chave para tirar aquele sonho do papel”, conta.

Por isso, a especialista listou cinco dicas para manter as finanças em dia. Confira.

Faça um novo orçamento pessoal

É fundamental ter um controle financeiro e saber todos os gastos, como conta de luz, água, home office, lazer, valor gasto com refeição, estudo, imposto, entre todos.

“Quando sabemos onde e como gastamos conseguimos tomar decisões mais assertivas em relação às finanças. Com a quarentena, tudo mudou, inclusive, os gastos. Devemos trazer as contas para esse cenário e fazer um novo orçamento de acordo com essa realidade.”< aconselha Ariane Marta.

Segundo a especialista, caso o trabalhador esteja em home office, por exemplo, contas como luz e água irão aumentar. Além disso, é preciso considerar reduções de salário, caso ocorram.

“É preciso fazer um novo orçamento, rever as despesas supérfluas, analisar as tarifas de banco, contas de celular e até internet”, explica.

Crie metas para economizar

Dados apurados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), mostram que pelo segundo ano consecutivo guardar dinheiro é a principal meta do brasileiro, (49%).

Outras vontades que dependem de uma organização financeira também estão no ranking da lista, como: fazer uma viagem, (30%), comprar ou reformar a casa, (28%), e tirar as finanças do vermelho (27%),.

Por isso a contadora aconselha definir planos, o que ajuda a determinar a quantia de dinheiro que será destinada para esse projeto.

“Anote todos seus gastos e veja quanto é possível guardar por mês. A partir disso, defina planos de curto, médio e longo prazo. Por exemplo, será guardado 5% para uma poupança de emergência, 10% para a reforma de um cômodo ou alguma quantia específica para a compra de uma casa”, explica.

Determine gastos essenciais e supérfluos

Separar gastos essenciais dos supérfluos são formas de descobrir necessidades reais., Por exemplo, todos precisam se alimentar diariamente, mas isso não significa que a comida deve ser comprada de um restaurante.

“Antes, o gasto com transporte era essencial. Agora, com a adoção permanente do home office, pode ter se tornado supérfluo.”

Saia do vermelho

Para quem está no vermelho, esse é um momento importante para renegociar dívidas.

“Hoje existem alternativas para quem deseja organizar as finanças. A Taxa Selic está baixa, o que torna o momento propício para fazer acordos. Também existe a possibilidade de reduzir parcelas de financiamento ou até procurar Fintechs, que emprestam dinheiro.”

Ainda de acordo com ela, quem perdeu a renda nesse momento de pandemia deve recorrer a todas as medidas que o governo oferece.

“É preciso analisar cada caso, mas existem uma série de medidas que vêm para ajudar a população. É preciso ficar atento ao seguro desemprego, auxílio emergencial, entre outros programas. Essa é a hora de se pensar em novas receitas”, aconselha.

Acompanhe seu progresso

Poupar dinheiro se torna ainda mais fácil quando é possível ver os resultados. Por isso, para a especialista, é importante anotar todo o planejamento e o resultado.

“Defina um dia do mês para verificar seu progresso. Fazer uma análise de quanto falta para chegar no objetivo, ajuda a dar consciência sobre as finanças e ainda serve de estímulo. Com organização e pequenas estratégias é possível manter as finanças em dia e ainda realizar sonhos que dependem do orçamento”, finaliza Ariane Marta.

Fonte: Portal Contábeis

Deixe um comentário