The Blog Single

Feriado do carnaval está mantido no calendário do RJ em 2021, diz governo; folia segue suspensa

Notícias

Estado terá ponto facultativo na segunda-feira e feriado na terça. Desfiles e blocos podem acontecer em julho se houver imunização e controle da pandemia.

O Governo do Estado do Rio de Janeiro informou ao G1, na tarde desta quinta-feira (14), que está mantido no calendário o feriado do carnaval, na terça-feira, 16 de fevereiro.

O estado informou ainda que será decretado ponto facultativo apenas na segunda-feira (15/2), nos órgãos e entidades integrantes da administração pública estadual do Rio de Janeiro. A publicação sairá no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (15).

O carnaval não é incluído em feriados nacionais, e a regulamentação do feriado é feita pela lei estadual nº 5243, de 14 de maio de 2008.

A manutenção do feriado não significa que serão realizadas festas, blocos e desfiles, que estão suspensos. Há uma chance de que a folia ocorra em julho, mas só se a população estiver imunizada e a pandemia, controlada.

A última manifestação nesse sentido ocorreu na tarde desta quinta, no Twitter do governador Cláudio Castro. Falando sobre a aprovação da lei que permite a realização de um carnaval fora de época no meio do ano, o governador em exercício disse que “o Carnaval é uma das festas culturais mais importantes do Rio, mas só será realizado em um ambiente de extrema segurança para a população”.

“O impacto econômico é fundamental para o estado e gera milhares de oportunidades de emprego. Sancionei a alteração de uma lei que não permitirá que o setor carnavalesco quebre e criará dispositivos para que o governo possa decretar feriados e apoiar com infraestrutura e incentivos financeiros. No entanto, o CarnaRio só acontecerá este ano com a população imunizada”, disse.

Na quarta, questionado sobre a possibilidade de um carnaval fora de época em julho, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, disse que vai depender da vacinação. E descartou a folia em fevereiro.

“Vamos ver como caminha a vacinação, como as coisas caminham. Se tivermos condições sanitárias para tal, será (em julho). A gente está muito otimista que possa (ter). Em fevereiro, não vai ser (o carnaval) de jeito nenhum. Infelizmente, adoraria que fosse, mas está cancelado”.

Fonte: Portal G1

Deixe um comentário