The Blog Single

Acordo permite que comércio do Rio funcione na terça-feira de carnaval e na quarta-feira

Notícias

A Federação do Comércio do Rio (Fecomércio-RJ) firmou um acordo com o Sindicato dos Empregos do Comércio do Rio de Janeiro que permite a todas as empresas do setor da capital, que tiverem interesse, o funcionamento na terça-feira de carnaval, dia 16 de fevereiro.

Além disso, o termo aditivo à convenção coletiva de trabalho da categoria assinado entre as entidades também permite a adoção do horário integral na quarta-feira (dia 17), mediante a formalização de termo de adesão. Na segunda de carnaval, fica mantida a autorização para o funcionamento normal do setor.

O presidente da Fecomércio-RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, espera que a medida contribua para o aumento das vendas e dê o fôlego necessário para o setor voltar a crescer.

“Trata-se de um pleito da Federação que beneficiará os comerciantes de toda a cidade em um período atípico. O feriado foi mantido, mas as autoridades anunciaram que não vão permitir comemorações oficiais da data, como desfiles de escolas de samba e blocos de rua, por conta da pandemia”, justifica Queiroz.

Em outros setores, parte das empresas vai manter o planejamento adotado em carnavais passados, com feriado na terça -feira (dia 16) e dispensa de funcionários na segunda-feira (dia 15). As diferenças no expediente ficam por conta de mercados e shopping centers, que devem funcionar com horários normais ou reduzidos, mas não devem fechar as portas na segunda-feira, na maioria dos casos.

Especialistas em Direito Trabalhista observam que, mesmo que não haja desfiles de escolas de samba ou blocos de rua por conta da pandemia de Covid-19, o feriado está mantido. No varejo, a maior parte dos empresários manterá a folga na terça-feira e funcionará na segunda e na quarta-feira, em alguns casos com horários reduzidos, como ocorreu em outros anos.

Fonte: Jornal Extra

Deixe um comentário