The Blog Single

Desperte o líder em você: dicas de liderança que ninguém te conta

Artigos

A experiência traz para nós algumas reflexões. Penso que não basta ter uma ideia de negócio e capital para investir. O sucesso de uma pequena empresa ou startup depende muito do perfil do empresário. O empreendedor nato tem um conjunto de características indispensáveis, como perseverança, autorresponsabilidade, visão de longo prazo, coragem para aceitar riscos e desejo de ser protagonista. Conheça as dicas de liderança que ninguém te conta.

Nos últimos tempos percebo muitas pessoas se arriscando e deixando seus empregos formais para empreender. Isso é um avanço, e muito do desenvolvimento de um país acontece por meio da geração de valor e livre comércio com uma troca justa: entregar um produto ou serviço de qualidade e receber uma remuneração à altura para isso.

Porém, na prática, empreender é desafiador para muitas pessoas, e isso se dá tanto por faltar conhecimento quanto por pular etapas no processo, e penso que há alguns pontos importantes de aprendizado para ser um empreendedor e líder de sucesso.

O ponto de partida de todo prestígio, sucesso e riqueza está na definição de um propósito. Sem ele, nítido e específico para sua vida, irá dissipar energia e dispersar pensamentos sobre diversos assuntos em variadas direções, o que em nada contribuirá para a conquista da posição desejada, mas, ao contrário, o levará à indecisão, à insegurança e consequentemente ao fracasso.

Se você deseja liderar, precisa acreditar em si e em seu propósito. A palavra “impossível” não existe no seu vocabulário e aceite que poderá haver derrotas. Mas elas serão temporárias.

Tenha consciência de que se está caminhando para o sucesso e que os tropeços fazem parte do caminho. Se um plano falhar, você deve substituí-lo por outro e seguir adiante, sendo autorresponsável, confiando em si e na sua capacidade de realizar seus sonhos.

Ademais, conhecer bem a empresa e o mercado é essencial, sobretudo quando o assunto é como se tornar um empresário de sucesso. E, quando falamos em empresário de sucesso, logo vem à mente das pessoas alguém com um produto ou serviço inovador.

No entanto, para ser um empreendedor bem-sucedido também é preciso focar diversos outros aspectos do negócio e da rotina de trabalho.

Estudar e conhecer seu nicho de mercado e concorrentes, pontos fortes e fracos, diferenciação, clientes, economia, finanças e investimentos é mais do que fundamental. E o conhecimento se adquire pouco a pouco, sendo edificado.

Essa construção dificilmente vai acontecer sozinha, por isso uma boa equipe é essencial. Ao montar o time, busque por pessoas que tenham valores semelhantes aos seus, que acreditem no produto ou serviço que esteja trabalhando. Priorize profissionais que têm o que lhe falta para que consiga atingir o seu propósito.

Em quesitos práticos e operacionais, a automatização de processos é um modo de incentivar o crescimento sustentável da empresa, pois auxilia a reduzir erros e gera melhorias na produtividade da equipe.

Ficar apegado a processos operacionais que tomam tempo e poderiam facilmente ser delegados te roubam a oportunidade de pensar em crescimento e novas possibilidades para o seu negócio. Tenha em mente que a hora mais cara da sua empresa é a sua e ela deve ser utilizada em ações estratégicas que farão a empresa prosperar.

Em resumo: saiba o que você quer e por que você quer! Isso vai direcionar seu foco e energia para se dedicar todos os dias. Cada caminho é único, e o sucesso é o pote de ouro no final do arco-íris.

Deixe um comentário