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O País cresce com contadores

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Elvis Mascarenhas

No Brasilexistem aproximadamente trezentos mil contadores, e somente no estado de São Paulo o número chega a mais de 76 mil profissionais, segundo o Conselho Federal de Contabilidade. Além disso, a contabilidade é a quarta profissão que mais oferece oportunidade de trabalho no mundo. Informações estratégicas que uma empresa necessita para tomar decisões importantes, a contabilidade oferece de forma precisa. Conhecido antigamente por “guarda-livros”,  o contador tem um importante papel na sociedade e, nesses últimos anos, as transformações foram fortes no mercado, de tal modo que confere um dos cursos que oferecem o melhor custo-benefício.

“Muitas coisas ocorreram nesse período. Quando comecei na profissão trabalhava com ficha tríplice, cópia de diário em gelatina e os equipamentos mais modernos que as empresas pequenas e médias tinham, à época, eram os sistemas Ruff e Front Feed”, relembra o presidente da BDO Auditoria, Consultoria e Contabilidade, Raul Corrêa da Silva, que conta uma experiência de mais de quarenta anos no mercado contábil.  “Em meados dos anos 70, a Sharp lançou uma máquina que seria, talvez, o primórdio dos sistemas informatizados, e já nos anos 80, começaram a ter os primeiros microcomputadores e primeiros sistemas de troca de informações entre os vários departamentos das companhias,” completa.

De acordo com Corrêa, foi o início de grande mudança, sendo que, dessa forma, a contabilidade passou a processar com maior velocidade e exatidão seus números, que mesmo assim eram insuficientes para mostrar a realidade das empresas com foco gerencial. 

“Nos anos 90, com o controle inflacionário e ERP’s mais sofisticados, porém simples, a contabilidade deu a grande guinada que passou a exercer o efetivo papel de ferramenta de controle e gerencial”, enfatiza.  “Apesar de ter começado como técnico de contabilidade em 1971, a partir de 1976  iniciei na atividade de auditoria. Uma profissão que está em permanente crescimento e adaptação no mercado”, diz. 

Para se adaptar e melhor atender os clientes diante das transformações do mercado contábil, a BDO passou por um logo tempo de amadurecimento. “Ao fundar a Terco, em 1982, procurávamos estar próximo às entidades contábeis pelo trabalho de reciclagem e atualização, bem como possibilidade de benchmarking com as outras empresas do mercado, com o desenvolvimento das normas internacionais, passamos em 1988 a ter uma representação internacional (MRI, hoje PRAXITY) e, desde aquela época, participamos com assiduidade de cursos e congressos internacionais para estar up to date com as melhores práticas contábeis internacionais”, conta.

Em 2001, ao vender a Terco e fundar a RCS, ficou fora do mercado de auditoria por força de contrato de não competição até o final de 2004. Naquele período, esteve trabalhando com finanças corporativas, o que acabou trazendo um conhecimento importante sobre ferramentas gerenciais, que implantou com sua equipe  a partir de 2005.

Considerada a maior empresa de Middle Market, iniciou-se um processo de capilarização e hoje administra a BDO RCS, quinta maior empresa do país, com 18 escritórios e mais de 800 profissionais.

Sobre o projeto de lei que exige contabilidade para todas as empresas, aprovado na CCJ do Senado, ele avalia de forma positiva e acrescenta: “Sempre trabalhei com a premissa de que a contabilidade não é para atendimento fiscal, e sim para gerar informações de decisão. Dessa forma, nunca tive clientes que não tivessem contabilidade mensal. É fundamental para a consolidação e sobrevivência das empresas”. A contabilidade mudou e o contador também.

“Hoje todas as entidades de classe permitem acesso gratuito às melhores práticas, sendo que a formação e adaptação dos profissionais às normas internacionais serão uma consequência simples e prática. Como acontece com toda mudança, o início é mais trabalhoso, mas depois apresenta uma adaptação integral”, acrescenta Corrêa.

Segundo ele, o papel do profissional de contabilidade e do empresário é um processo irreversível, e quanto antes o profissional estiver adaptado, seu escritório sai na frente com melhores condições de crescimento.

Nesse sentido, a empresa já trabalha com o Sped desde o seu surgimento, procurando auxiliar o cliente em processos tanto de informação quanto de implementação de sistemas.  Ainda segundo Corrêa, o cenário do mercado nestes últimos dois anos foi muito favorável. Com a crise europeia e uma estabilização na economia nacional, houve uma série de investimentos internacionais que acabaram por resultar em um forte processo de fusão de aquisições de empresas que movimentaram  o mercado e geraram maior necessidade em adaptar-se às novas normas. 

 

Sped gera maior investimento

Cadeia produtiva do setor acelera a injeção de recursos para se adaptar às demandas exigidas pelo Sistema Público de Escrituração Digital…

Zulmira Felicio

A implementação  dos subprojetos do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) e  a adoção das Normas Internacionais de Contabilidade têm impulsionado o setor a promover investimentos em ferramentas de tecnologia da informação e em treinamento de pessoal. Segundo estimativas, o setor  tem registrado movimentação anual de aproximadamente em R$ 7 bilhões.

Tanto as Normas Internacionais de Contabilidade  como o Sped como têm gerado muitos negócios, mas com uma diferença básica. Enquanto as primeiras, desde 2010, apenas sofrem a inclusão de novos pronunciamentos ou passam por atualizações e revisões, o segundo atingirá o pico de implantação no ano que vem, com a e-Social, que unificará o envio de informações pelo empregador em relação aos empregados.

A partir da análise deste cenário, profissionais do setor passaram a buscar novos meios para atender às mudanças do mercado. É o caso da Almeida, Porto e Associados, organização contábil sediada em São José dos Campos (SP) e com 440 clientes em carteira. O Sped modificou drasticamente a rotina dessa empresa e de seus clientes, especialmente pela criação de um Sistema de Gestão da Qualidade, certificado com a norma ISO 9001, além da redução do uso de papel, com o aumento do trânsito de informações digitais.

“Nos últimos quatro anos, investimos mais de R$ 1 milhão em treinamentos, contratação de pessoal e equipamentos de TI. Os processos foram sistematizados para evitar impacto financeiro aos clientes”, revela o contador Sergio Juliano dos Santos (foto) , diretor de RH e qualidade, que atualmente administra o dia a dia de 110 funcionários. “Desde 2009 promovemos treinamentos sobre o Sped para a equipe e clientes. Também fechamos parcerias com diversos fornecedores, viabilizando a migração dos dados financeiros de clientes para outra plataforma tecnológica”,  explica o executivo da empresa, criada há 35 anos.

Outra empresa que vem investindo em tecnologia por causa do Sped  é a Americanense Contabilidade, estabelecida há 55 anos no município de Americana (SP). Desde 2008, a empresa já injetou em torno de R$ 55 mil em tecnologia, em programas de treinamentos e aquisição de softwares. Segundo o diretor Valmir Frizzarin, que dirige 37 funcionários e atende a uma carteira com 99 clientes, o Sped refletiu-se no aperfeiçoamento de nossa cultura empresarial. “A sistemática estreitou o relacionamento com os clientes, pois exige uma maior atenção às orientações, mesmo antes da ocorrência dos fatos, como emissão de notas fiscais, transações financeiras e patrimoniais”, salienta o contador, prevendo futuramente uma majoração de 30% nos honorários.

Nos últimos anos o Sped tem atraído a atenção de multinacionais como, por exemplo, a norte-americana Thomson Reuters que comprou duas empresas brasileiras – a paulista FISCOSoft, fornecedora de pesquisa e orientação atualizada sobre legislação, e a mineira Novaprolink, voltada a soluções de software. No primeiro semestre deste ano, a holandesa Wolters Kluwer adquiriu as operações da paulista Prosoft Tecnologia, fundada há 27 anos e faturamento de cerca de R$ 60 milhões por ano. A multinacional, agora conhecida no Brasil como Wolters Kluwer Prosoft, absorveu 250 funcionários, a área de suporte técnico (São José dos Campos) e uma carteira de mais de 150 mil usuários. Além disso, terá ampla cobertura nacional, com quase 60 franquias.

“O Sped tem sido pródigo em gerar resultados positivos. A estratégia é lançar produtos e pacotes, segundo o perfil de cada empresa”, comenta o diretor executivo da Wolters Kluwer Prosoft no Brasil, Carlos Meni.

A nova fase da companhia já começou a gerar bons frutos, com a apresentação três novos produtos para equalizar tempo e recursos nos escritórios contábeis – um gerenciamento eletrônico de documentos; um verificador da regularidade da situação cadastral das empresas; e um terceiro, com função de automatizar a emissão e o gerenciamento de certidões negativas de débitos de pessoas jurídicas.

“O gradual crescimento do setor contábil  está levando a empresa a acelerar o desenvolvimento de produtos para atender às demandas. Identificamos necessidades na área e lançaremos outras soluções de TI, como uma voltada para computação em nuvem”, antecipa Meni, projetando crescer em torno de 30% até o final de 2013.

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