The Blog Single

6% do IR para projetos sociais

Notícias

Uma parceria entre cinco secretarias do governo estadual vai incentivar indústrias instaladas ou que estejam se instalando no Ceará a contribuir com até 6% de seu Imposto de renda (IR) em apoio a projetos que dão suporte a programas públicos e sociais, nas áreas de cultura, esporte, criança e adolescente.

Os órgãos envolvidos são o Conselho Estadual de Desenvolvimento econômico (Cede), a Secretaria da Fazenda (Sefaz), a Secretaria da Cultura (Secult), a Secretaria do Esporte (Sesporte) e a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS). Como o tributo é federal, não há garantias, hoje, de que os recursos das empresas sejam aplicados no estado de origem, mas com o novo mecanismo, uma verba que seria destinada para outros estados, passa a ser utilizada em projetos que beneficiem a população do Ceará. "Não será uma obrigação, mas o governo deve incentivar. Vamos mostrar os benefícios das empresas contribuírem com os fundos, pois todos saem ganhando. É bom para a imagem da empresa, para as entidades sociais e principalmente para a população", diz o presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico, Alexandre Pereira.

Exemplo

Um caso considerado exemplar é o da Grendene, que, no último ano, destinou cerca de R$ 620 mil em apoio a projetos vinculados ao fundo da criança e do adolescente no município.

Deixe um comentário