The Blog Single

Escrituração Contábil ou Livro Caixa? Saiba qual é a melhor opção!

Artigos

Algumas empresas (conforme o seu regime tributário) podem optar pela escrituração contábil (ou contabilidade) ou pelo livro caixa, para realizar o registro de todas as entradas e saídas da empresa.

Ambos documentos servem para prestar contas ao fisco, mas não só isso, são documentos que vão auxiliar os gestores de uma empresa na tomada de decisão. Portanto, escolher entre um e outro pode ser uma decisão difícil.

Nos próximos tópicos deste artigo vamos te apresentar informações que vão te ajudar a decidir qual é a melhor opção para sua empresa, Escrituração Contábil ou Livro Caixa.

O que é o Livro Caixa?

Para contextualizar nosso artigo, explicaremos primeiramente o que é o livro caixa. O Livro Caixa é um documento destinado a realizar o registro das entradas e saídas de uma empresa.

Nele são registrados todos os recebimentos e pagamentos feitos em dinheiro, cheque e transferência, como contas de água, energia elétrica, telefonia, além de compras e outros diversos materiais.

O livro Caixa auxilia no gerenciamento financeiro e pode ser feito por profissionais liberais, além de empresas optantes pelo Simples Nacional e Lucro Presumido.

Escrituração contábil

É por meio da escrituração contábil, ou contabilidade, que uma empresa poderá passar por um gerenciamento melhor. Afinal, por meio dos registros realizados na contabilidade é possível acompanhar e manter o controle de todo patrimônio de um empreendimento.

As pessoas jurídicas optantes pelo Lucro Presumido ou Simples Nacional, podem optar pela escrituração contábil, ou livro caixa.

Ao escolher a contabilidade, a empresa terá mais informações, que poderão ajudar o empreendimento a prosperar.

Os empreendimentos que optarem pela contabilidade, deverão apresentar também o Balanço Patrimonial, demonstração de fluxo de caixa (DFC) e Demonstração do Resultado do Exercício (DRE).

Abaixo apresentaremos algumas das vantagens da escrituração contábil para você tomar a melhor decisão:

  • Acesso facilitado a financiamento e empréstimos;
  • Poderá participar de licitações;
  • Poderá requerer Recuperação Judicial, conseguindo os benefícios da falência;
  • Base de apuração de lucro tributável e possibilidade de compensação de prejuízos fiscais acumulados;
  • O registro contábil dispõe de todas as informações, sejam referentes às receitas, despesas, indicadores econômicos ou financeiros, para auxiliar na tomada de decisões.

O Livro Caixa como a contabilidade são instrumentos cuja finalidade é prestar contas ao fisco, auxiliar o gestor a gerenciar sua empresa e entender melhor os assuntos contábeis do negócio.

Utilize as informações que mostramos acima e decida qual é a melhor opção para sua empresa.

Deixe um comentário