The Blog Single

Ginástica laboral: como beneficiar os colaboradores!

Artigos

A Ginástica Laboral é uma prática de exercícios e atividades físicas considerados leves durante a jornada de trabalho, práticas para aliviar o stress, ansiedade e dores. A prática pode durar entre 5 a 10 minutos e é feita para o aumento de qualidade e motivação os colaboradores da empresa.

O surgimento da necessidade da Ginástica Laboral no trabalho para os colaboradores se deu em meados da Revolução Industrial quando as atividades físicas no trabalho ficaram mais intensas e sistemáticas, e vários funcionários relataram Lesões por Esforços Repetitivos e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho.

A era moderna em que vivemos atualmente não melhorou muito essa situação, visto que trabalhos cada vez mais informáticos e tecnológicos causam sedentarismo e repetições de movimentos.

Em decorrência disto, surge a necessidade do aumento e da disseminação das práticas da Ginástica Laboral nos trabalhos. Fique ligado para descobrir muito mais!

De onde surgiu a Ginástica Laboral?

Os primeiros registros da prática da Ginástica Laboral foram em 1925 onde, na Polônia, os colaboradores se exercitavam, dando uma pausa no trabalho. Já no Brasil, as primeiras práticas deram por volta de 1901, mas teve sua proposta publicada somente em 1973.

Nessa época, algumas empresas investiram em opções como esporte e lazer para seus funcionários, como a Fábrica de Tecidos Bangu, antigo Banco do Brasil, que criou a Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB).

No inícios da década de 70 a Escola de Educação Física propôs um documento relatando a prática de exercícios baseados em análises biomecânicas, Educação Física compensatória e recreação.

Como funciona?

A Ginástica Laboral pode ser feita no tempo de 5 a 10 minutos, a fim de proporcionar uma melhor utilização da capacidade funcional através de alongamentos, prevenindo dores a longo prazo.

Pode também ser realizado dinâmicas entre os funcionários para uma aproximação e melhor interação entre eles.

A Ginástica Laboral deve ser pensada e realizada de acordo com a realidade particular de cada funcionário e ser aprovada depois de uma avaliação criteriosa.

Quais os benefícios?

Veja agora alguns benefícios da Ginástica Laboral!

  1. Previne e combate lesões por Esforços Repetitivos e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho.
  2.  Evita o sedentarismo, estresse, ansiedade e depressão.
  3. Melhora a flexibilidade, mobilidade e postura.
  4. Reduz a sensação de fadiga no final da jornada.
  5. Favorece o trabalho em equipe.
  6. Desenvolve a consciência corporal e esferas psicológicas e sociais.

Gostou do artigo e pretende aderir a essa prática para os seus colaboradores?

Nós da JS Contadores temos todos os dias pela manhã nosso momento de ginástica laboral, veja em nosso Instagram na aba Reels.

Deixe um comentário