The Blog Single

Saúde mental: como o RH pode contribuir para a saúde dos colaboradores?

Artigos

A saúde mental tornou-se um assunto relevante nas organizações, principalmente após a aceleração tecnológica causada pela pandemia de covid-19, o que não é novidade para ninguém.

Acho até difícil não encontrar alguém que não se sentiu inseguro, ansioso, com medo de toda a situação, seja na vida pessoal ou profissional, entretanto, dizer que a pandemia agiu de modo isolado nas saúdes das pessoas é equivocado, pois o Brasil enfrenta há um bom tempo incertezas econômicas e sociais que gera inseguranças nas pessoas.

Sendo assim, a pandemia apenas intensificou a saúde mental das pessoas e fazendo com que as empresas dessem ênfase nessa área, e um olhar mais humanizado nas relações de trabalho, pois a pandemia veio mostrando toda nossa vulnerabilidade humana e com isso trouxe mais ansiedade e depressão as pessoas.

Então, precisamos urgentemente rever nossos comportamentos, pois problemas de saúde mental, como a depressão, a ansiedade, o transtorno bipolar, o transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), entre outros, podem afetar o bem-estar emocional e psicológico de uma pessoa, bem como sua capacidade de lidar com as demandas da vida cotidiana.

É importante procurar ajuda de profissionais de saúde quando se sentir incapaz de lidar com emoções, pensamentos negativos ou quando estiver enfrentando desafios da vida.

Como o RH que lida com pessoas pode contribuir para a saúde mental dos seus colaboradores?

O setor de RH desempenha um papel importante na vida das pessoas, desde a entrada e saída dos colaboradores, ou seja, é o primeiro a manter contato com os funcionários de uma empresa. Bem como, o setor responsável na promoção da saúde mental dos colaboradores em uma organização.

Sendo assim, é fundamental que haja um olhar mais empático, e um posicionamento de forma assertiva. Para que todos da empresa tenham um lugar, onde possam se apoiar e ter seus anseios acalmados. De uns tempos para cá a saúde mental tornou-se um assunto importante nas empresas.

Por isso, o RH precisa promover ações preventivas de saúde, repensar os valores e a cultura da empresa, além de adotar uma gestão objetiva, com uma comunicação clara e aberta. Pois são as pessoas que impulsionam o negócio da empresa e a ajudam a sobreviver em um momento de crise, portanto, as pessoas não devem ser o segundo plano da empresa, e sim as primeiras, sendo assim, elas precisam estar com suas saúdes em dia para que se mantenham engajadas.

As principais responsabilidades do RH em relação à saúde mental dos colaboradores

O RH deve estar empenhado em garantir que seus colaboradores possam trabalhar em um ambiente acolhedor e inclusivo, onde se sintam apoiados e valorizados, a fim de garantir sua saúde e bem-estar. Entre as principais responsabilidades do RH em relação à saúde mental dos colaboradores, destacam-se:

1. Ambiente de trabalho positivo

O RH pode criar um ambiente de trabalho positivo e inclusivo, que valorize e respeite a diversidade e que promova a colaboração e a comunicação aberta.

2. Sensibilização:

O RH pode oferecer programas de sensibilização e conscientização sobre a importância da saúde mental e a identificação de sinais de alerta.

3. Prevenção

O RH pode implementar programas de prevenção para ajudar a reduzir os fatores de risco de problemas de saúde mental, como o estresse no trabalho, pode oferecer flexibilidade no trabalho, como horários flexíveis ou a possibilidade de trabalhar à distância, para ajudar a reduzir o estresse.

O RH pode oferecer suporte emocional aos colaboradores por meio de aconselhamento, coaching e outras iniciativas de apoio emocional. Isso pode ajudar os colaboradores a lidar com o estresse e outras emoções emocionais que podem afetar sua saúde mental.

4. Programas de aconselhamento

O RH pode contratar profissionais de saúde mental para oferecer aconselhamento aos colaboradores. Esses profissionais podem ajudar os colaboradores a lidar com problemas pessoais e profissionais que podem estar afetando sua saúde mental.

5. Coaching e treinamento

O RH pode oferecer treinamento e coaching em habilidades de resiliência e gestão de estresse para ajudar os colaboradores a lidar com situações difíceis no trabalho e na vida pessoal. Isso pode incluir técnicas de meditação, exercícios físicos e outras estratégias de relaxamento.

Como a saúde mental afeta as empresas?

A saúde mental dos colaboradores tem impacto direto no rendimento da organização. Dessa forma, são diversos os motivos que a saúde mental dos colaboradores pode ser afetada e as consequências são:

• Perda de produtividade e baixo rendimento da equipe
• Aumento na taxa de Turnover.
• Aumento do absenteísmo.
• Clima organizacional ruim.
• Relações interpessoais difíceis.

Em resumo, o RH deve desempenhar um papel crucial na promoção da saúde mental dos colaboradores, por meio de iniciativas de sensibilização.

E quem cuida do RH?

Os profissionais de RH também são pessoas que precisam de atenção, pois são profissionais que tomam decisões, tem funções estratégicas, e ficam também sobrecarregados por se sentirem cobrados com tanta demanda. Ou seja, são tão suscetíveis ao desequilíbrio emocional quanto qualquer um, pois estão expostos, de certa forma, a todos os desafios que os demais colaboradores e é inevitável que não haja um desgaste emocional muito grande no dia a dia da organização.

Sendo assim, é necessário que programas de sensibilização, ações sobre a saúde mental, seja de forma igualitária de quem lida com Recursos Humanos.

Por fim, as empresas precisam saber adotar estratégias para manter a saúde mental dos seus colaboradores em geral, pois é possível que as empresas de todos os portes encontrem soluções para suas realidades e necessidades, dessa forma, contribui para o sucesso do negócio.

Fonte: RH Portal, blog.lugarh.com.br e tangerino.com.br

Deixe um comentário