The Blog Single

Copom reduz taxa Selic para 10,75% ao ano

Notícias

Juros básicos da economia tiveram queda de 0,5 ponto percentual.

O Comitê de Política Monetária (Copom) reduziu o juros básico da economia, a taxa Selic, em 0,5 ponto percentual, atingindo 10,75% ao ano, algo já esperado pelos analistas financeiros.

Em comunicado, o Copom informou que deverá fazer somente mais uma redução de 0,5 ponto na próxima reunião, prevista para acontecer em maio, o que aumenta a chance de a autoridade pausar o ciclo de cortes a partir de junho.

Conforme mostrou o comunicado, o cenário para a inflação permanece inalterado, com riscos tanto de alta como de baixa.

Com relação aos fatores que levaram a essa definição está:

  • Elevar a inflação;
  • Persistência das pressões inflacionárias globais;
  • Aquecimento do setor de serviços.

Por outro lado, entre os possíveis fatores de queda estão:

  • Desaceleração da economia global;
  • Impactos mais fortes do que o esperado das altas de juros em outros países.

Vale deixar em destaque que a taxa está no seu menor nível desde março de 2022, época em que também estava em 10,75% ao ano.

Além disso, antes do início do ciclo de alta, a Selic tinha sido reduzida para 2% ao ano, no nível mais baixo da série histórica iniciado no ano de 1986, mas devido a pandemia da Covid-19, o BC acabou recuando a taxa para estimular a produção e o consumo.

Estímulo econômico

A redução da taxa Selic, tem como intenção estimular a economia, dado que os juros mais baixos barateiam o crédito e acabam incentivando a produção e o consumo.ccc

Segundo estimativa publicada no boletim Focus, os analistas econômicos prevêem a expansão de 1,8% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2023.

Além disso, é importante destacar que a taxa básica de juros é utilizada nas negociações de títulos públicos na Selic e serve como referência para as demais taxas de juros da economia.

Ao fazer a redução dos juros básicos, assim como definido pelo Copom, há o barateamento e incentivo a produção e o consumo, porém enfraquece o controle da inflação.

Fonte: Contábeis

Deixe um comentário