The Blog Single

Governo assina acordo para economia de pequenos supermercados no ES

Notícias

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), e a Central de Compras do Brasil LTDA, assinaram um Termo de Acordo nesta quarta-feira (1º), no gabinete do governador Renato Casagrande, garantindo a 87 estabelecimentos comerciais capixabas – entre mercearias e supermercados de pequeno porte – a efetivação de compras de mercadorias nas indústrias do País de maneira conjunta, com maior poder de negociação e por um menor preço unitário.

Com a medida, será possível proceder o redespacho de mercadorias do Centro de Distribuição da Central de Compras. Dessa forma, estará garantida a transferência de produtos adquiridos em conjunto pelos estabelecimentos beneficiados, em nome de cada uma das empresas filiadas, para que possam, por meio de seus veículos, promover a retirada dos produtos solicitados, com as notas fiscais originais geradas pelas indústrias remetentes.

A perspectiva é de que seja possível uma melhor negociação do preço junto às companhias fornecedoras de produtos e de que a economia seja transferida ao consumidor final. O acordo assinado nesta quarta-feira (1º) tem validade de três anos, podendo ser renovado entre as partes após renegociação à época. A Sefaz também acredita que seja possível estender o benefício a outras centrais da mesma natureza, caso haja demanda por parte do setor.

“A nossa determinação de Governo é promover o desenvolvimento de forma sustentável, equilibrada, e o aumento no poder de negociação e a facilitação do transporte de produtos por parte dos filiados à Central de Compras será importante para o aquecimento da economia, para a geração de novos postos de trabalho e de oportunidades para mais capixabas”, destacou o governador Renato Casagrande.

O encontro contou com a participação dos secretários de Estado da Fazenda Maurício Duque e da Casa Civil Luiz Carlos Ciciliotti, do subsecretário de Estado da Receita, Gustavo Assis Guerra, do presidente da Acaps João Carlos Devens, do vice-presidente da Central de Compras João Falqueto, além de outros representantes do setor.

Custos menores

As notas fiscais emitidas pela indústria já terão como destinatários os próprios supermercados, e não a Central de Compras, o que também permitirá a redução dos custos na área administrativa. Segundo o subsecretário de Estado da Receita, Gustavo Assis Guerra, o Termo de Acordo prevê o ingresso de mais estabelecimentos à Central de Compras.

“A mercadoria vai para a Central e lá o comerciante retira o que ele comprou. Dessa forma os trâmites ficarão mais fáceis e certamente o custo por tonelada vai ficar mais barato. E dessa maneira, abrem-se as portas também para a entrada de novos estabelecimentos na associação, o que vai consolidar ainda mais a atuação de seus membros no mercado”.

O vice-presidente da Central de Compras, João Falqueto, afirmou que o acordo traz novas possibilidades ao setor. “Acredito que a partir de agora a negociação será facilitada e teremos mais segurança para fazer nossas compras. Até então, se dez comerciantes comprassem da indústria, seriam dez entregas diferentes e agora podemos comprar uma vez e receber tudo de forma única. Isso reduz os preços e o consumidor sai ganhando”, disse.

Deixe um comentário